imagem do carregador
4 Passos para desenvolver o Voluntariado na sua organização
05 ago, 2019

Escrito por Fundaes

O tema Voluntariado tem ganhado cada vez mais espaço nas corporações, configurando uma nova realidade no que diz respeito à atuação social das organizações. Além dos ganhos sociais e de mercado, iniciativas de voluntariado também geram benefícios internos para a organização.
Segundo o Relatório Voluntariado Corporativo da United Way (2003), realizado em parceria com a The London School of Economics and Political Science e The University of Georgia, quanto mais os voluntários atuam nas ações sociais empresariais, maior a satisfação com o ambiente organizacional. A pesquisa, que envolveu 52 empresas e 237 funcionários na Austrália, Brasil, Canadá, Índia e Estados Unidos, demonstra que a satisfação com o trabalho aumenta em 6% para os funcionários que participam do programa de voluntariado, o comprometimento com a empresa passa a ser 5% mais alto e a intenção de voluntariar no próximo ano é 68% mais alta.
Em estudo mais recente realizado no Brasil, em 2017, pela consultoria Santo Caos, 62% dos entrevistados consideram o voluntariado um diferencial considerável na escolha de um emprego. Na perspectiva das empresas, 89% dos gestores consideram que o voluntariado contribui para o desenvolvimento profissional das pessoas, o que remete à valorização desses perfis e, consequentemente, ganhos para a organização.
Dados como esses e outros tantos existentes, reconhecem as vantagens consideráveis na implementação de programas de voluntariado, especialmente no que diz respeito ao engajamento interno e desenvolvimento humano, elementos-chave para que as empresas possam promover inovação, mudança organizacional e responsabilidade social. Mas, para o desenvolvimento e realização de um programa de voluntariado de sucesso, que venha a agregar resultados tão expressivos, é fundamental um bom planejamento na estruturação e comunicação do programa.
Nesse sentido, alguns passos são fundamentais!
1. Realize um diagnóstico: a realização de um diagnóstico tem papel fundamental na identificação de questões chave para a estruturação do programa, como o mapeamento das necessidades da comunidade do entorno, a identificação dos diferentes perfis dos colaboradores e, inclusive, as motivações da organização.
2. Identifique parceiros estratégicos: como já falamos por aqui, seja em empresas ou organizações sociais, o estabelecimento de boas parcerias em projetos socioambientais é um caminho sem erro. Em programas de voluntariado não é diferente! A identificação de organizações com potencial de se tornarem parceiras pode trazer ganhos significativos ao programa, seja na otimização de recursos, no fortalecimento das iniciativas e conquista de melhores resultados.
3. Realize formações na organização: desde a sensibilização dos gestores até a mobilização e treinamento dos colaboradores interessados a se voluntariar. As formações são determinantes para o bom andamento do programa, pois estimulam a participação e compreensão destes públicos para uma atuação ética e segura.
4. Comunique! A comunicação planejada estimula a participação, seguindo quatro funções: difundir informações, promover a coletivização, registrar a memória do movimento e fornecer elementos de identificação com a causa e com o projeto em si.
 

Fonte: https://www.3epar.com.br/blog/4-passos-para-desenvolver-o-voluntariado-empresarial-na-sua-organização
 

Facebook: @3eparconsultoria

Instagram: @3eparconsultoria

LinkedIn: @3eparconsultoria

 

VEJA TAMBÉM
Hora de balanço

Hora de balanço

Tempo de checagem e de correção de rumos. É o que nos sugere o final de ano, num verão recém-chegado em que mais vida está prometida e na esperança renovada na cristandade com o Natal. Nosso particular olhar para o Terceiro Setor capixaba indica que no decorrer deste...

ler mais
Hall da fama dos contabilistas

Hall da fama dos contabilistas

O presidente do Conselho da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes) e presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, foi especialmente homenageado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A entidade atua na área...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO